segunda-feira, 4 de julho de 2011

"As Minas são Muitas" - a música no interior

A Ação de Interiorização vai chegando ao final de sua primeira fase, passando por 21 cidades e rodando mais de 6000 km em todo o estado. Nessa circulação visitamos quase todas as regiões de Minas Gerais e encontramos as mais diversas realidades. De cenários musicais bem estruturados, com grupos organizados e que contam com apoio do poder público e políticas públicas de fomento a cultura, até cidades em que a música mineira autoral ainda resiste por um fio.
Percebemos que as cidades que possuem mais grupos organizados, geralmente são as que possuem o maior apoio do poder público e, consequentemente, possuem melhor estrutura para a produção e veiculação da música autoral.

O painel do Programa Música Minas, além de detalhar as ações e editais do programa, frisou a importância da união do setor e do trabalho coletivo e associativo no atual cenário da música. O trabalho do Fórum da Música de Minas foi utilizado como exemplo de organização e de como essa organização abriu portas para o diálogo com o governo do estado, possibilitando a realização de uma política setorial dentro da Secretaria de Estado de Cultura.
Foi ressaltado que esse modelo de parceria entre a sociedade civil organizada e o poder público pode ser replicado localmente, bastando um esforço dos músicos e agentes da cadeia produtiva da música em dialogar e construir conjuntamente propostas para a cultura de suas cidades. Em alguns painéis, percebemos que essa Ação de Interiorização proporcionou um grande estímulo para que os músicos e agentes presentes passassem a dialogar mais entre si e buscar formas de se fazerem representados coletivamente. Algumas associações e coletivos se dispuseram a encampar o trabalho de organização e fomento a encontros do setor musical para dar continuidade aos debates iniciados nos painéis.

Para que possamos dar continuidade aos debates a nível estadual, criamos uma lista de e-mails do Fórum da Música de Minas, onde adicionamos todos os participantes dos painéis. Iremos utilizá-la para manter todos informados sobre as ações do Programa Música Minas e para que possamos construir juntamente com o interior, novas propostas para o programa e para a Ação de Interiorização do ano que vem.
A Ação de Interiorização visitará, ainda no mês de julho, 5 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte e continua no segundo semestre com apresentação de painéis nas cidades do Circuito Mineiro de Festivais Independentes.

A Ação conta ainda com um Edital de Circulação Estadual, que abrirá inscrições de 17 a 24 de julho, e selecionará 15 artistas/grupos para fazerem 2 shows cada dentro da programação dos festivais do Circuito Mineiro de Festivais Independentes. As inscrições deverão ser feitas através do portal Toque no Brasil. Cadastre seu perfil de artista e fique atento para o período de inscrição.
Esperamos que cada vez mais artistas e agentes do interior acessem as ações e editais do Música Minas para que possamos caminhar por rumos cada vez mais pavimentados e efetivamente mostrar a cara da música produzida no interior do estado para todo o Brasil e para o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário