terça-feira, 26 de outubro de 2010

CMJ Music Marathon - Diário de bordo #4

Voltando da CMJ Music Marathon, encontramos com o Kiko Klaus e demais integrantes do grupo que foram representar a música mineira em Nova York por meio do Edital de Intercâmbio Cultural do Programa Música Minas. Segue abaixo um vídeo com depoimentos do Kiko e da produtora Flávia Mafra sobre essa experiência na CMJ e com o Edital de Intercâmbio.

O Fórum da Música de Minas segue viagem para a Womex com uma comitiva de 8 pessoas, para dar continuidade as articulações que vem sendo construidas ao longo das participações nas duas últimas edições da feira. Vitor Santana irá continuar viagem para Copenhagen, mas deixa aqui seu último depoimento sobre a CMJ.



domingo, 24 de outubro de 2010

CMJ Music Marathon - Diário de bordo #3


Chegamos ao final da CMJ Music Marathon com um saldo muito positivo no entendimento do mercado americano e nas articulações e pontes construidas para dar continuidade nas relações Minas/NY/EUA nos próximos anos.

Na sexta-feira a tarde conversamos com o músico e produtor Sérgio Ugeda, da banda Debate e da Tronco Produções, que está participando pela quarta vez na CMJ. A primeira vez participou como banda, se apresentando em Nova York e aproveitando para armar uma grande turnê pelos EUA (de Seattle a Miami). Ele está desenvolvendo um projeto de uma agência para promover turnês aqui na américa do norte e nos contou um pouco de sua experiência com o mercado americano.


O encontro foi na casa Piano's no Lower East Side, que possui uma estrutura muito bacana com 3 ambientes: hall de entrada com mesas e bar, espaço pra show no primeiro andar com ótima acústica e isolamento (para shows mais fortes) e outro espaço no segundo andar também com uma ótima acústica para shows mais tranquilos.


É notável a grande diferença da qualidade entre as casas de show de Nova York e do Brasil. A comparação talvez seja desleal considerando-se a peculiaridade do tamanho e riqueza de Nova York, mas o fato é que o nível de todas as casas que visitamos era excelente. Isso, aliado ao grande profissionalismo das bandas resultou em shows de altíssima qualidade, raramente vistos no Brasil, exceto nos festivais.

A ideia aqui é realmente colocar o dedo na ferida dos agentes da cadeia produtiva da música de Minas, para buscarmos alternativas para melhorar as condições de trabalho dos músicos, técnicos e produtores e proporcionar eventos de alta qualidade para o público mineiro. Temos que nos estruturar para que possamos, além de exportar a música mineira, receber artistas e bandas de fora e criar um campo fértil para o intercâmbio cultural e musical entre Minas e o mundo.

Na sexta-feira a noite mais uma prova da qualidade das casas de show de Nova York. Visitamos o Mercury Lounge, também no Lower East Side, para conferir o show da experiente banda novaiorquina Nada Surf. Formada em 1992, a banda tem 6 discos lançados e já transitou entre o independente e o mainstream. Jogando em casa, eles lotaram o espaço e fizeram um show contagiante do início ao fim.



No último dia da feira, não houveram mais painéis, mas a maratona de shows continuou. Passamos mais uma vez pelo Piano's para encontrar com o Robert Singerman, mas sem sucesso. A noite foi na Broadway, no Gramercy Theater, para conferir o show do Helmet. A banda não tocava em NYC há um bom tempo e o público foi a loucura do início ao fim dos 60min de show.


Ficou claro que a CMJ Music Marathon é uma das feiras mais importantes da américa do norte e que este é o caminho para dialogar com o mercado musical independente americano.

As articulações continuam semana que vem na Womex 2010 em Copenhagen na Dinamarca. O Fórum da Música de Minas está enviando 8 representantes para a maior feira internacional de worldmusic.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Pré-selecionados para o Edital de Intercâmbio Cultural no mês de outubro/2010

O Programa Música Minas anuncia a lista das propostas selecionadas na terceira curadoria do Edital de Intercâmbio Cultural. Este edital concede passagens aéreas para que agentes da cadeia produtiva e criativa da música possam viabilizar viagens para representar o nome de Minas em em shows, eventos, feiras e festivais nacionais e internacionais.

4instrumental: Festival Calango - Cuiabá/MT

Érika Machado: Cultur.Gal - Pontevedra/ESP

Fernanda Takai: Festival de Otõno - Buenos Aires/ARG

Graveola e o Lixo Polifônico: Festival Calango - Cuiabá/MT

Kiko Klaus: Cultur.Gal - Vigo/ESP

Marcelo Santiago: Festival Goiânia Noise - Goiânia/GO

Toninho Horta: 11th Annual Latin Grammy - Las Vegas/USA



quinta-feira, 21 de outubro de 2010

CMJ Music Marathon - Diário de bordo #2

Já estamos no terceiro dia de atividades aqui na CMJ Music Marathon. Cada vez entendendo melhor o propósito do festival e fazendo contatos para estreitar as relações entre o mercado americano e a música de Minas e do Brasil.

Participamos de alguns painéis, que são muito voltados para os artistas e para os "direitos dos artistas", principalmente questões relacionadas aos direitos de execução. A programação de shows é realmente impressionante e impossível de acompanhar. São mais de 50 lugares da cidade recebendo mais de 1200 atrações. Confiram o depoimento do Vitor Santana sobre os contatos e articulações feitas nesses últimos dias:


Na noite de ontem optamos por conhecer um dos grandes espaços da música e do esporte de Nova York, o Madison Square Garden. A atração da noite era a banda francesa de rock eletrônico Phoenix, que fez um show espetacular para a arena lotada. A estrutura do lugar é impressionante e o profissionalismo do show é de dar inveja. O som era tão bom que parecia playback e a iluminação dava um clima especial para cada música.


Além da CMJ, conversamos com representantes da Casa MAC em Nova York e estamos articulando a participação de músicos mineiros no evento que será produzido por eles em abril de 2011 aqui em Nova York, chamado Arte de Minas na América.

Som do Brasil @ Columbia University Radio
Vitor Santana também participou de um programa semanal chamado "Som do Brasil" da rádio da Columbia University e falou sobre o Programa Música Minas e a música mineira.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

CMJ Music Marathon - Diário de bordo #1

O primeiro dia de atividades na CMJ Music Marathon em Nova York foi extremamente produtivo. Participamos de um painel sobre licenciamento de música para televisão, cinema e vídeos. A primeira impressão é de que a indústria fonográfica ainda pauta as ações e direcionamentos de carreira dos independentes.


No fim da tarde encontramos com Robert Singerman, um dos diretores da CMJ, que já trabalhou na agência de exportação da música da França e hoje trabalha com tradução de letras. Ele nos deu várias dicas sobre a CMJ, contou um pouco de seu histórico e apontou para possiveis parcerias com o Brasil e Minas Gerais num futuro breve.


A noite fomos para a festa da Gigmaven no Canal Room e assistimos a bons shows de Syvia e Year of the Tiger. Encontramos com Brendan Young do Gigmaven e marcamos de encontrar pra conversar mais sobre seu site de relacionamento entre produtores e artistas para agendamento de shows.

Amanhã vamos acompanhar mais painéis e buscar integração com representantes de rádios universitárias norte-americanas.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Participação em Feiras - CMJ Music Marathon

Uma das principais ações do Programa Música Minas é a participação em feiras de música nacionais e internacionais. No ano passado o Fórum da Música de Minas enviou representantes para 6 feiras, sendo três internacionais (Womex, Bafim e Mercado Cultural Bogotá). Esse ano, mesmo com recursos reduzidos, o número continua, mas com a inserção de uma das maiores feiras de música do mundo, a CMJ Music Marathon em Nova York.

A CMJ (College Music Journal) é uma rede que conecta os fãs de música aos profissionais do mercado musical, se relacionando através de midias interativas, eventos e veículos impressos com grande participação de várias rádios universitárias americanas.

Seu principal evento é a CMJ Music Marathon que acontece anualmente em Nova York. Esse ano a feira acontece de 19 a 23 de outubro e reune mais de 1200 artistas e conta com uma extensa programação de painéis.

O mercado americano é bem peculiar e estamos aqui para estudá-lo e abrir portas para a música mineira na terra do Tio Sam.