segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Programa Música Minas promove a circulação de artistas pelo Brasil e o mundo

Os 20 shows em diversos estados do Brasil e na Argentina, fazem parte de política de exportação da música mineira

Iniciado no segundo semestre de 2010, a segunda edição do Programa Música Minas já selecionou 15 propostas no Edital de Intercâmbio Cultural (encerrado) e enviou representantes para feiras importantes como a CMJ Music Marathon (Nova York), Womex (Copenhague) e Brasil Central Music (Goiânia). Ainda serão produzidos 300 catálogos com mais de 100 artistas e produtores. Idealizado pelo Fórum da Música, realizado em parceria com a Fundação Clóvis Salgado e o Governo do Estado, o projeto tem o objetivo de dar visibilidade a música mineira em palcos de destaque no Brasil e no exterior, contando com um orçamento de R$1,1 mi.
Jorge Bonfá, Leopoldina e Mestre Jonas

A partir de novembro, começaram a circular os 10 artistas selecionados no Edital de Circulação. Estão programados 20 shows, dois por artista, até o final deste ano em estados brasileiros como Bahia, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo e também na Argentina.

Sobre os artistas selecionados

Um dos artistas tradicionais que irá circular é o músico Sérgio Pererê. Reconhecido pelo grande talento e por criar o “Tambolelê”, grupo de repercussão internacional. Outro nome de bastante renome é a cantora Titane,  que pesquisa e experimenta a música e suas interfaces com o corpo, as artes cênicas, a ecologia e o contato com o coletivo. Já a cantora Leopoldina é uma revelação da música mineira e tem a trajetória construída por um caminho de paixão pela música, profissionalismo e de trabalhos que se destacam pelo requinte de arranjos e a diferenciada interpretação.

Além destes, o minimalismo instrumental de Alexandre Andrés, a brasilidade e a erudição de Jorge Bonfá, a versatilidade de Kristoff Silva, a originalidade de  Sérgio Santos, a sensibilidade e fluidez de Weber Lopes e o afro beat de Mestre Jonas, são características dos outros artistas que representam Minas Gerais dentro do projeto.

Da nova geração, destaca-se a banda Graveola e o Lixo Polifônico. O grupo faz uma mistura bem interessante de música popular. Seu trabalho é uma oficina de experimentação, uma caixa de possibilidades poético-sonoras. São improvisadores capengas, falsários poliformes: tudo é referência na colagem musical onde descontrole e acaso vêm à tona e gritam por espaço.

 

Sobre a curadoria

Em agosto de 2010, a curadoria do Edital de Circulação do Programa Música Minas, formada por Alexis Parrot, Benjamin Taubkin, João Paulo Cunha, Pedro Alexandre Sanches e Werner Silveira, se reuniu para selecionar os artistas do referido edital e assim descreve o encontro:

"A Banca Examinadora reconhece o excelente nível de várias propostas enviadas e o momento criativo por que passa a música em Minas Gerais. Não foi sem dificuldade que chegamos ao resultado final. Procuramos contemplar a diversidade da música de Minas com projetos que a nós pareceram originais e em diálogo com o momento atual da cultura brasileira".

Sobre os shows

Os shows estão sendo agendados pelo núcleo gestor do Programa Música Minas, juntamente com os artistas, de forma a selecionar as melhores oportunidades para cada proposta artística. Cada artista/grupo selecionado recebe R$10 mil por apresentação, estando inclusos os gastos com cachês, hospedagem, alimentação e traslados. Os artistas também deverão realizar uma oficina no interior do estado como contrapartida.

Shows realizados
12 e 14 /11 - Jorge Bonfá @ Puerto Madryn/ARG - Teatro Del Muelle
15/11 - Jorge Bonfá @ Puerto Madryn/ARG - Margarita Pub
17/11 - Graveola e o Lixo Polifônico @ Belém/PA - Festival Se Rasgum
17/11 - Leopoldina @ Porto Alegre/RS - Feira da Música do Sul
17/11 - Mestre Jonas @ Porto Alegre/RS - Feira da Música do Sul
27/11 - Sérgio Pererê @ São Paulo/SP - Sesc Ipiranga
02/12 - Alexandre Andrés @ Curitiba/PR - Paiol
03/12 - Weber Lopes @ Fernando de Noronha/PE - Tamar
04/12 - Titane @ Salvador/BA - Mercado Cultural de Salvador
05/12 - Kristoff Silva @ Salvador/BA - Mercado Cultural de Salvador

Próximos shows
08/12 - Sérgio Santos @ Buenos Aires/ARG - Sala Boris
10/12 - Weber Lopes @ Buenos Aires/ARG - Notórius
15/12 - Alexandre Andrés @ São Paulo/SP - Espaço Cachuera
15/12 - Graveola e o Lixo Polifônico @ Campinas/SP - Bar do Zé
17/12 - Noite Mineira (Sérgio Pererê, Titane, Mestre Jonas e Leopoldina) @ João Pessoa/PB - Som das Seis
17/12 - Sérgio Santos @ São Paulo/SP - Espaço Cachuera
18/12 - Kristoff Silva @ São Paulo/SP - Espaço Cachuera

Sobre o Fórum da Música de Minas

O Fórum da Música de Minas Gerais une entidades (AAMUCE (Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina), AMMIG (Associação Artística dos Músicos de Minas Gerais), FEM (Fora do Eixo Minas), COMUM (Cooperativa da Música de Minas), Rede Catitu e SIM (Sociedade Independente da Música) para catalisar e promover o diálogo entre a Secretaria Estadual de Cultura e a classe musical mineira.

Conveniou o Programa Música Minas, ação em parceria com a Fundação Clóvis Salgado FCS, a Secretaria de Estado de Cultura e o Governo do Estado, que prevê o posicionamento da música produzida em Minas Gerais em lugar expressivo no mercado estadual, nacional e internacional, mostrando sua diversificada e rica produção, escoando seus produtos e formando público para seus artistas.Em 2009 o programa teve grande atuação, ganhando destaque e tornando-se exemplo a ser seguido pelos participantes da cadeia produtiva da música popular.

Entre os projetos e articulações do Fórum da Música no ano anterior estão o Edital de Intercâmbio Cultural, que viabiliza as passagens aéreas para artistas que tiverem convites de festivais e eventos nacionais e internacionais de expressividade e a produção de catálogos setoriais, dividos por gêneros, e um de produtores e programadores de festivais, que visa abrir as portas de Minas para receber artistas de fora. Além disso, foram realizadas várias parcerias e convênios com entidades estrangeiras, além da articulação para trazer a Feira Música Brasil 2010 para Belo Horizonte.

Mais informações:

Release dos artistas: http://bit.ly/guC87S
Foto dos artistas: http://bit.ly/e43Gew

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário