quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Brasil Central Music - Gestão de Espaço Público


Brasil Central Music - Goiânia/GO - 17/11/2010
Mesa 01: Gestão de Espaço Público
Participantes: Carlos Brandão (gestor do espaço Goiânia Ouro e antigo gestor do Martim Cererê), Pena Schmidt (Auditório Ibirapuera) e Jean Gomes (presidente do Conservatório de Lisboa)

Carlos Brandão iniciou sua fala contextualizando a época em que assumiu a gestão do Martim Cererê em 1999, um local que era esquecido pelo poder público, com problemas estruturais graves, e acabou conseguindo exercer sua plena utilização, montando um calendário vasto e qualificado, chegando ao expressivo número de 450 eventos por ano. Para atingir essa marca e fazer uma boa gestão de um espaço público, ele defendeu 3 pilares importantíssimos no processo: procurar e estabelecer relações com parceiros que acreditem na proposta; trabalhar com mão de obra qualificada; e “casar” com o espaço, expressão utilizada por ele para ilustrar a relação orgânica que deve ser estabelecida.


Em seguida, Pena Schmidt abriu sua experiência do Auditório Ibirapuera, um espaço doado pela iniciativa privada, que deteve sua direção por 5 anos, o entregando depois de presente ao poder público, que hoje o mantem através do Ministério da Cultura.

Outro ponto levantado foi o modo de gestão do espaço, que é diferenciado da maioria das casas de show desse porte no Brasil, já que eles não são abertos a grandes espetáculos comerciais, prezam pela programação de artistas diferenciados, tendo a qualidade como fator norteante.

Jean Gomes é o terceiro nome da mesa e conta sobre sua experiência, que é de um economista que começou a administrar um espaço cultural, dando uma visão pouco mais mercadológica. Citou a importância do investimento privado (o espaço que ele trabalha é totalmente financiado dessa forma).

Instigados pela plateia, ambos participantes da mesa se posicionam sobre a importância das leis de incentivo e o benefício fiscal, para que possam realizar extensões do trabalho que a casa oferece ao público e chegar em programações diferenciadas.

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