sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Pré-selecionados para o Edital de Intercâmbio Cultural no mês de outubro/2010

O Programa Música Minas anuncia a lista das propostas selecionadas na terceira curadoria do Edital de Intercâmbio Cultural. Este edital concede passagens aéreas para que agentes da cadeia produtiva e criativa da música possam viabilizar viagens para representar o nome de Minas em em shows, eventos, feiras e festivais nacionais e internacionais.

4instrumental: Festival Calango - Cuiabá/MT

Érika Machado: Cultur.Gal - Pontevedra/ESP

Fernanda Takai: Festival de Otõno - Buenos Aires/ARG

Graveola e o Lixo Polifônico: Festival Calango - Cuiabá/MT

Kiko Klaus: Cultur.Gal - Vigo/ESP

Marcelo Santiago: Festival Goiânia Noise - Goiânia/GO

Toninho Horta: 11th Annual Latin Grammy - Las Vegas/USA



5 comentários:

  1. Érika Machado e Kiko Klaus são os maiores contemplados pelo edital. Kiko Klaus acaba de ser contemplado duas vezes seguidas pelo edital. Estranho e, mesmo que merecido, é no mínimo injusto com outros artistas que devem ter sido inscritos e não contemplados.

    ResponderExcluir
  2. Pois é.. sem contar que pegando os editais anteriores podemos ver outros vícios: a Banda Eminence também foi contemplada ano passado no edital de circulaçãoe fizeram turnê pela Europa. E este ano já foi contemplada duas vezes. O engraçado que esse edital está submetido a Resolução da SEC/MG que diz que um mesmo artista não pode ser contemplado duas vezes. O dinheiro é público ou não?

    ResponderExcluir
  3. Caros Junim e Rodrigo Jerônimo, não quero polemizar esta discussão, até porque, como vcs mencionaram, estou sendo contemplado novamente pelo edital de passagens. Mas que fique claro; segui rigorosamente o edital e não tenho nenhum contato no Forum que pudesse me beneficiar de alguma maneira, até porque, até onde sei, a curadoria é totalmente autônoma. Se é justo ou injusto, depende das propostas enviadas e da relevância dos eventos para os artistas e para a música produzida em Minas. Junim, falar em artistas que "devem" ter se inscrito é algo muito abstrato, pois vc nem mesmo sabe se haviam outros inscritos, nem quantos, nem com que propostas, o que acaba enfraquecendo seu ponto de vista. Pode até ter sobrado dinheiro, vc sabia ? Caso o número de propostas seja inferior ao valor disponível. Recebi convites importantes e segui os mecanismos legais para conquistar as passagens. Rodrigo, o edital diz que um mesmo artista não pode ser contemplado duas vezes pelo mesmo edital, ou seja, daquele período. Fui contemplado em editais diferentes, de meses diferentes. Independente dessa discussão, me coloco à disposição para trocar contatos, experiências e informações valiosas desde a inscrição até a finalização dos projetos. Estou inclusive, neste momento, redigindo minha prestação de contas e parei para respondê-los por achar importante desmistificar o processo. Sou apenas um artista na batalha, como tantos outros, buscando os poucos mecanismos governamentais disponíveis para conquistar novos públicos e mercados. Gastei, todas as vezes que fui contemplado, bastante dinheiro do bolso, pois o edital oferece apenas passagens, mas nenhuma ajuda de custo para a produção. Não tenho família rica nem patrocinador, mas fiz isso por acreditar no retorno do investimento a médio e longo prazo. Como diria o Macaco Bong, sou artista igual a pedreiro, numa luta diária. Comentar por comentar é destrutivo, não acrescenta nada à cena. Críticas são muito bem vindas quando embasadas e propositivas, no sentido de melhorar e construir o processo para todos. Tô nessa e acredito que as conquistas tendem a crescer se nos informarmos e unirmos para termos representatividade cada vez maior perante o poder público. Propor novos caminhos concretos é sempre mais produtivo que apenas reclamar !

    ResponderExcluir
  4. só pra esclarecer um detalhe importante do edital:


    12.5. O artista selecionado não poderá fazer mais novo pedido de inscrição se já houver sido selecionado duas vezes durante o período de vigência do presente Edital.

    ResponderExcluir
  5. CAro Kiko:
    A crítica aqui não é para os artistas e sim para o edital. Realmente acho que é um erro contemplar um artista mais de uma vez no mesmo ano.
    Não entendo porque este edital é o único que permite o beneficiamento de um mesmo artista duas vezes no ano, se o dinheiro é pouco mais um motivo para mudar este item, não acha?
    Isso aqui não é uma crítica destrutiva, muito pelo contrário, a crítica vem com a sugestão de mudança do item.
    Pra mim não existe míto no processo de editais, entendo de Leis de incentivo, Fundos de Cultura e outros mecanismos de fomento, e sei identificar uma falha quando vejo.
    Na Secretaria de Cultura do Estado existe uma resoluçao que cria o edital de passagens, porém a SEC/MG indica o Programa Música Minas como alternativa aos músicos, sendo que é este Mecanismo que temos para viajar. O que eu entendo é que: a Resoluçao cria o Edital e o mesmo deve se submeter a ela ( http://www.cultura.mg.gov.br/?task=interna&sec=9&con=1758 )dê uma olhada caso se interesse.
    Também sou artista pobre, neste momento estou na Alemanha para realizar um show. Vim com os recursos do Minc e do Festival ao qual fui convidado, sei de todas as dificuldades de nossa classe e é por isso que temos que buscar a democraticazão do acesso a estes editais.
    Não sei os critérios da comissão, e não sei também como avaliar a relevância de um evento ou de uma artista.O que acho é minimamente estranho um mesmo artista ser contemplado duas vezes seguidas, eu enquanto um dos que não forma contemplados corri o risco de não poder vir, por sorte o edital do Minc é um pouco mais democrático embora não gere nenhuma segurançao ao artista, estou aqui a três dias e ainda não depositaram o dinheiro.
    Acho que é um papel de todos nós artistas reivindicar que os editais atendam, e bem, a classe, por isso registro neste blog e representarei uma reclamaçao oficial ao programa, bem como à Secretaria do Estado de Cultura de Minas Gerais.
    Preciso que entenda que: é uma crítica a este edital especificamente e não ao programa no geral ou mesmo às pessoas, quanto menos aos artistas beneficiados.

    ResponderExcluir