domingo, 24 de outubro de 2010

CMJ Music Marathon - Diário de bordo #3


Chegamos ao final da CMJ Music Marathon com um saldo muito positivo no entendimento do mercado americano e nas articulações e pontes construidas para dar continuidade nas relações Minas/NY/EUA nos próximos anos.

Na sexta-feira a tarde conversamos com o músico e produtor Sérgio Ugeda, da banda Debate e da Tronco Produções, que está participando pela quarta vez na CMJ. A primeira vez participou como banda, se apresentando em Nova York e aproveitando para armar uma grande turnê pelos EUA (de Seattle a Miami). Ele está desenvolvendo um projeto de uma agência para promover turnês aqui na américa do norte e nos contou um pouco de sua experiência com o mercado americano.


O encontro foi na casa Piano's no Lower East Side, que possui uma estrutura muito bacana com 3 ambientes: hall de entrada com mesas e bar, espaço pra show no primeiro andar com ótima acústica e isolamento (para shows mais fortes) e outro espaço no segundo andar também com uma ótima acústica para shows mais tranquilos.


É notável a grande diferença da qualidade entre as casas de show de Nova York e do Brasil. A comparação talvez seja desleal considerando-se a peculiaridade do tamanho e riqueza de Nova York, mas o fato é que o nível de todas as casas que visitamos era excelente. Isso, aliado ao grande profissionalismo das bandas resultou em shows de altíssima qualidade, raramente vistos no Brasil, exceto nos festivais.

A ideia aqui é realmente colocar o dedo na ferida dos agentes da cadeia produtiva da música de Minas, para buscarmos alternativas para melhorar as condições de trabalho dos músicos, técnicos e produtores e proporcionar eventos de alta qualidade para o público mineiro. Temos que nos estruturar para que possamos, além de exportar a música mineira, receber artistas e bandas de fora e criar um campo fértil para o intercâmbio cultural e musical entre Minas e o mundo.

Na sexta-feira a noite mais uma prova da qualidade das casas de show de Nova York. Visitamos o Mercury Lounge, também no Lower East Side, para conferir o show da experiente banda novaiorquina Nada Surf. Formada em 1992, a banda tem 6 discos lançados e já transitou entre o independente e o mainstream. Jogando em casa, eles lotaram o espaço e fizeram um show contagiante do início ao fim.



No último dia da feira, não houveram mais painéis, mas a maratona de shows continuou. Passamos mais uma vez pelo Piano's para encontrar com o Robert Singerman, mas sem sucesso. A noite foi na Broadway, no Gramercy Theater, para conferir o show do Helmet. A banda não tocava em NYC há um bom tempo e o público foi a loucura do início ao fim dos 60min de show.


Ficou claro que a CMJ Music Marathon é uma das feiras mais importantes da américa do norte e que este é o caminho para dialogar com o mercado musical independente americano.

As articulações continuam semana que vem na Womex 2010 em Copenhagen na Dinamarca. O Fórum da Música de Minas está enviando 8 representantes para a maior feira internacional de worldmusic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário