terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O Fórum e a Música de Minas

Por Márcio Borges

Nos últimos 40 anos, desde os tempos em que os bailes eram contratados na rua, conjuntos musicais eram formados e desfeitos no Ponto dos Músicos, em plena calçada da Avenida Afonso Pena, não se via a classe musical de Minas Gerais falando em uníssono tão afinado quanto agora.

Sobre os degraus das naturais diferenças de opiniões, gostos, estilos e gerações, vem sendo pavimentada uma via horizontal e democrática por onde circulam com a mesma desenvoltura o tradicional e o revolucionário, o clássico e o novo, os que já fizeram história, os que a estão fazendo agora e os que ainda estão por fazê-la. Todos com igual direito a voz e voto, igual direito de expressarem seus anseios e planos de vôo, lado a lado.

O Fórum da Música de Minas tem sido o principal esteio dessa ponte que respeita e transpõe alguns abismos, para se firmar como espaço de livre discussão e formulação de políticas para a classe. Quem ganha com esse esforço coletivo é a música produzida em Minas, porque adquire um corpo maciço e uma voz forte, com que leva adiante as complexidades e meandros de sua arte e suas relações com o mundo. Assim irmanada, a música de Minas chega a outras praças, conquista aliados, planta sementes, recolhe conhecimento e retorna fortalecida às suas próprias raízes. 

Lugar aberto para compartilhamento de informação e construção de saber, o Fórum da Música de Minas é formado por cinco entidades organizadas da cena musical mineira: a AAMUCE - Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina, a AMMIG - Associação dos Músicos de Minas Gerais, a COMUM - Cooperativa da Música de Minas Gerais, o FEM - Fora do Eixo Minas e a SIM - Sociedade Independente da Música. Estimula a participação de todos neste empreendimento, que abre novas linhas de diálogo entre a cadeia produtiva da música mineira e os poderes públicos e privados daqui e de outras partes do globo.

Os resultados deste trabalho de sucesso podem ser medidos não apenas pela quantidade de convites e solicitações que o Fórum tem recebido para participar de feiras, conferências, rodadas de negócios e apresentações de artistas mineiros em diversas partes do mundo, mas principalmente pela satisfação profissional que tem levado a dezenas de artistas, cantores, compositores, instrumentistas e outros profissionais da área.


quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Assembléia Livre da Música de Minas Gerais


Vamos realizar, com o apoio da FUNARTE/MinC, a nossa assembléia livre para levantar propostas e indicar três representantes que vão compor o a Delegação Estadual e o Colegiado Eleitoral da Pré-Conferência Setorial da Música, a ser realizada em Brasília no mês de fevereiro de 2010.

Qualquer pessoa com atuação no setor musical vai poder se candidatar a uma das três vagas de titular. As candidaturas deverão ser feitas no local, bem como a defesa de cada candidato, que terá 3 minutos para apresentar seu histórico e suas propostas. Após a defesa a plenária entrará em votação para eleger os três delegados do setor de Música de Minas Gerais.
Seguem abaixo os critérios mínimos que deverão orientar a indicação dos delegados:

Número de instituições atuantes na respectiva área técnico-artística ou de patrimônio cultural que subscrevem a indicação do postulante (não cumulativo)
de 3 a 5 - 5 pontos
de 6 a 8 - 10 pontos
mais de 8 - 15 pontos

Experiência em instâncias de participação (Comissões, Fóruns e Conselhos)
de 2 a 4 anos - 5 pontos
de 4 a 6 anos - 10 pontos
mais de 6 anos - 15 pontos

Atuação na área técnico-artística ou de patrimônio cultural
de 2 a 4 anos - 5 pontos
de 4 a 6 anos - 10 pontos
mais de 6 anos - 15 pontos

Atuação em redes sociais específicas
de 2 a 4 anos - 5 pontos
de 4 a 6 anos - 10 pontos
mais de 6 anos - 15 pontos

Os nomes indicados serão subscritos pelas cinco entidades que compõe o Fórum da Música de Minas e encaminhados para a FUNARTE. Após o pleito os delegados eleitos deverão ainda, obrigatoriamente, se inscrever no site do MinC até o dia 15 de fevereiro com o propósito de confirmar sua participação no processo eleitoral por meio do preenchimento de formulário digital a ser disponibilizado no sitio eletrônico www.cultura.gov.br/cnpc

Serviço:
21 de dezembro, às 19h
Museu Inimá de Paula
Rua da Bahia, 1.201 - Centro - Belo Horizonte, MG
Telefones: (31) 3213-4320 e 3222-9798

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O Fórum da Música de Minas Gerais convida o setor musical e a imprensa mineira para um encontro muito especial

No próximo dia 21 de dezembro - segunda-feira - às 18h30min horas no Museu Inimá de Paula o Fórum da Música de Minas Gerais juntamente com a Secretaria de Estado de Cultura irá apresentar ao setor musical e à imprensa os resultados alcançados neste primeiro ano do Música Minas – Programa de Fomento à Difusão e Exportação da Música feita em MG.


Na ocasião, além do balanço das ações realizadas em 2009 pelo programa, será anunciada pelo Sr. Paulo Brant – Secretário de Estado de Cultura - a renovação do convênio para 2010.
O encontro servirá  também a indicação do nome de 3 (três) delegados de MG para representação junto à Conferência Setorial da Música, uma preparação para a Conferência Nacional de Cultura em 2010 a fim de  garantir nossa presença nesta tão importante instância política para o setor.

A participação e a contribuição dos músicos, produtores, gestores, técnicos e de toda a cadeia produtiva da música é muito importante neste momento de consolidação de parcerias e balanço de resultados.
Contamos com a presença de todos.


Serviço:
Encontro do Fórum da Música com o setor musical
Data: 21 de dezembro de 2009 - segunda-feira
Horário : 18:30 horas
Local: Museu Inimá  de Paula – Rua da Bahia 1201 – Centro – BH
Telefone: 3213 4320


Contatos para entrevistas: Cláudia Brandão 96770116 – Rose Pidner 91798718 – Vitor Santana 99697989 - Makely Ka 88639531 – Lucas Mortimer 88012727 – Nestor Santana (SEC)  87845775 


domingo, 13 de dezembro de 2009

Ministro Juca Ferreira no estande do Música Minas

O terceiro dia da Feira Música Brasil foi marcado pela presença do Ministro da Cultura Juca Ferreira.


Além de anunciar a criação do Fundo Setorial da Música, o Ministro visitou vários estandes da Feira, inclusive o do Música Minas.

Juca recebeu os cumprimentos dos membros do Fórum da Música de Minas e o material promocional do programa (coletânea, catálogo e DVD), além do carinho especial de Márico Borges do Clube da Esquina.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Feira Música Brasil 2009

O Fórum da Música de Minas está em peso no Recife, participando da Feira Música Brasil 2009.

A delegação mineira tem representantes das 5 entidades que compõem o Fórum (AMMIG, SIM, COMUM, AAMUCE e Fora do Eixo Minas), que estão participando nas ações do estande, nos painéis, debates da Rede Música Brasil, além de várias ações e reuniões específicas de cada entidade e articulações do Programa Música Minas.


Acompanhem as atualizações pelo Twitter do Música Minas.