segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Edital de Passagens

Desde março deste ano, estão abertas as inscrições para o Edital de Passagens do Programa Música Minas. Vários artistas já foram selecionados e beneficiados por este edital que visa exportar a música de Minas para o Brasil e para o mundo.

Confiram os artistas pré-selecionados pelo edital à partir de maio:

ARTISTA/ GRUPO

EVENTO

LOCALIDADE DO EVENTO

DATA DA VIAGEM

Dead Lover's Twisted Heart

No Ar Coquetel Molotov

Recife/ PE

17 a 20 de Setembro

Érika Machado

Feira da Música de Fortaleza

Fortaleza / CE

19 a 22 de agosto

Adriano Campagnani Trio

IV Festival BNB da Música Instrumental

Fortaleza / CE

19 a 22 de outubro

Maísa Moura

Show no Teatro Municipal de Portimão

Portimão

22 a 27 de julho

Orquestra de Câmara Pró Música

Aniversário dos Festivais Europeus de Orquestras Jovens

Paris - França

31 de julho a 13 de agosto

Banda Berimbrown

Berimbrown Live on Trinity College

Hartford, CT, EUA

20 a 27 de Setembro

Vagner Faria

Instrumental Sesc Brasil

São Paulo

03 a 05 de agosto

Ricardo Koctus

Goiânia Noise Festival

Goiânia/ GO

26 a 30 de novembro

Daniel Lima

Audio Recording and Production Program - IAR

Nova York/ USA

28 de agosto de 2009 a 20 de junho de 2010

Babilak Bah e Enxa Dáris

Feira da Música de Fortaleza

Fortaleza / CE

18 a 23 de agosto

Rafael Nassif

Ostrava Daus 2009

Ostrava/ República Tcheca

15 a 30 de agosto

Porcas Borboletas

Feira da Música de Fortaleza

Fortaleza / CE

19 a 23 de agosto

João Ventura

Seminário Internacional Minas - Algarve

Belo Horizonte/ MG

23 a 30 de agosto

Dois do Samba

7 Semaines au Brésil, été 2009 do Favela Chic

Paris/ França

04 a 21 de setembro

Black Sonora

Feira da Música de Fortaleza

Fortaleza / CE

18 a 23 de agosto

Marku Ribas

Feira da Música de Fortaleza

Fortaleza / CE

18 a 23 de agosto

Radiotape

Festival Se Rasgum

Belém/ Pará

18 a 19 de setembro

Sérgio Santos e Grupo Aca Seca

Show no projeto Domingo no Museu

Belo Horizonte/ MG

29 de outubro a 02 de novembro

Isabela Santos

Concertos de Natal com coro, solista e orquestra

Frankfurt (Hugelheim, Munchweier e Oberhausen)/ Alemanha

02 de dezembro a 15 de janeiro de 2010

Grupo Tambolelê

LIVE BRASIL - Festival de Música, Dança, Artesanato e Culinária Brasileira na Nova Zelândia

Welligton/ Nova Zelândia

12 ou 13 a 30 de outubro

Alan Wallace

Várias cidades na Europa

Vários Países Europeus

07 de outubro a 16 de novembro

Cláudia Eliane (Cacau)

Festival Varadouro 2009 - Congresso For a do Eixo

Rio Branco/ Acre

21 a 27 de setembro

Leonardo Alexandre Santiago

Festival Varadouro 2009 - Congresso For a do Eixo

Rio Branco/ Acre

21 a 27 de setembro

Kiko Klaus

World Music Festival: Chicago e Joe's Pub

Chicago e Nova York/ EUA

18 a 26 de setembro

Rubens de Oliveira Aredes

XXXV Festival Internacional Cervantino Callejero del CLETA

Guanajuato/ México

07 a 25 de outubro

Ênio Andrade

X Festival Casarão

Porto Velho / RO

03 a 07 de setembro

Claúdio V. Rocha

Festivl Casarão 10 Anos

Porto Velho / RO

3 a 7 de setembro



domingo, 30 de agosto de 2009

Artistas REVELAÇÃO selecionados pelo Edital de Circulação

Black Sonora

O Black Sonora vem com a idéia clara de somar, experimentar e influenciar o meio. A força do som sai do meio artístico para o meio da rua, passando pelo soul, samba-funk, hip-hop e outras ramificações da black music, sendo influenciada por Jorge Benjor, Jackson do Pandeiro, Marku Ribas, Tim Maia, Buena Vista Social Club. Com músicos dos mais diversos estilos e variadas influências culturais, já se apresentou em praticamente todos os espaços culturais da capital mineira, sendo admirada por grande parte do público belohorizontino.

Cor de Fubá

O Cor de Fubá iniciou sua pesquisa musical como uma banda de pífanos e percussão. De lá para cá, a banda tomou novos rumos. Hoje o soma aos arranjos cavaco, trumpet, contrabaixo,escaleta, brinquedos, bateria, percussão e percussão corporal entre outras experimentações. O show: Com um set musical eclético, a nova proposta do grupo para o show “PERMACULTURA” é de semear uma nova visão para os ritmos de raiz mesclando o tradicional com timbres contemporâneos, experiênciando, dessa forma, a música de uma forma universal.

Dokttor Bhu e Shabê

Dokttor Bhu e Shabê mantêm o equilíbrio perfeito entre sofisticação e a linguagem popular das ruastrazendo um rap capaz de estabelecer diálogos com os mais diversos públicos mas sem perder suas características. A dupla já participou do Festival de Arte Negra e ganhou prêmio de "Melhor conteúdo poético das letras" no Hip Hop In Concert de 2008. O álbum de estréia está em fase de produção, mas a faixa "Beija Flor e Carcará" já se encontra na coletânea Malucofonia.

Gastrophonic
Gastrophonic é um projeto solo do compositor e arranjador Guilherme Castro, integrante da banda S.O.M.B.A. É um projeto de experimentação de linguagens e investigação sobre novas mídias, norteado por hibridações entre os universos poético, musical e visual, e que utiliza-se da interatividade como fator de integração entre as linguagens. São poemas do próprio artista, que revelam influências de escritores mineiros — como Carlos Drumond e Guimarães Rosa — e que, musicados, encontram seu modo de existir na interseção entre técnica e temática.

Joana Boechat

O recital proposto pela pianista Joana Boechat traz a possibilidade de se criar uma ligação entre a música erudita tradicional e os ouvintes, independente de sua classe social ou relação estabelecida com a música. Atualmente, mostrar a beleza e a riqueza da música erudita significa apresentar um novo universo para a maioria das pessoas, que não tem a oportunidade ou não está habituada a ir até uma sala de concerto. Acreditando no poder que essa música tem de sensibilizar as pessoas, a pianista opta por um repertório variado dentro da tradição européia e brasileira. Permeando os períodos clássico, romântico e moderno, interpreta peças de compositores como Brahms e Scriabin, além dos brasileiros Villa-Lobos e Camargo Guarnieri. Mostra também a música contemporânea do compositor carioca Ronaldo Miranda.

Juliana Pergigão

Juliana Perdigão gosta de cantar e tocar. Tem vários amigos compositores com quem trabalha cantando e tocando seu clarinete; vez ou outra arrisca soprar uma flauta e costuma ser acometida por alucinações vibratórias nas partes internas de seu corpo quando aciona a região grave de seu amado clarone.
Participou do trabalho de vários compositores contemporâneos e também do Projeto Reciclo Gera em 2002, que fez emergir na cena de Belo Horizonte uma nova geração de compositores e intérpretes.

Lucas Avelar

Qualidade e diversidade são as marcas de Lucas Avelar. Compositor e cantor de timbre grave, Lucas faz uma mistura de ritmos em seu 1º CD lançado em 2008 “O Bicho Que Mora Na Gente”, onde podemos escutar samba, choro e pop com doses leves de humor em suas letras.
Na corrida de um espaço na música, hoje tão democrática e heterogênea, Lucas Avelar aposta na simplicidade de suas músicas e composições. Apresenta-se acompanhado de violão, baixo, guitarra, bateria, teclado sopros e percussão, o que contribui para um show com uma pegada forte e dinâmica. O show prioriza a liberdade musical explorando o entrosamento entre todos no palco, algo que exalta da cumplicidade existente entre o cantor e os músicos.

Pandeiro Mineiro

O Pandeiro Mineiro surgiu das oficinas de percussão do Espaço Cultural Tambor Mineiro, coordenado por Maurício Tizumba, no ano de 2005. Com um repertório variado e recheado de ritmos brasileiros o grupo se apresenta de uma forma descontraída e lúdica, interpretando músicas de compositores como: Lenine, Zeca Baleiro, Chico César, Rita Ribeiro, Celmar, Maurício Tizumba, Alexandre Az, Tino Gomes, Jackson do Pandeiro, Vander Lee, Pedro Luiz, Cássia Eller, dentre outros.

Samba de Luiz

O termo "Luiz" no nome da banda não vem por acaso, visto que todos os quatro músicos vêm de uma mesma escola musical, o forró de Luiz Gonzaga. Daí a homenagem. A proposta do quarteto é única no meio musical: fundir o samba com a raiz nordestina, fazendo misturas inteligentes e ousadas de xaxados, baiões, rojões e sambas nordestinos, além de fazer releituras de sambas já consagrados.

Sambavesso
O grupo Sambavesso apresenta uma verdadeira mistura de sonoridades. Tendo no samba seu fio condutor, a banda passa pelo swing da black music, o rock, o blues, o choro, o maxixe, a bossa nova e até o drum..n..bass. No show, a banda faz uma releitura livre de composições de artistas variados que tiveram o samba como fonte criativa. O resultado é música popular brasileira contemporânea, boa para ouvir e dançar e com um inquieto espírito de experimentação.
www.myspace.com/sambavesso
Thiago Delegado

Thiago “Delegado” começou a tocar violão de forma autodidata. Atualmente dedica-se ao estudo do violão de 7 cordas. Integrou o grupo Pedacinhos do céu, do cavaquinista Ausier Vinícius, tendo a oportunidade de tocar com nomes do mais alto escalão do choro como: Altamiro Carrilho, Armandinho Macedo, Zé da Velha, Silvério Pontes, Bozó, Paulo Sérgio Santos dentre outros. Atualmente está envolvido na elaboração de seu trabalho autoral com seu trio e quinteto.

Tom Nascimento
Compositor e instrumentista de melodias vibrantes e cantor de voz potente e privilegiada. Assim é Tom Nascimento, reconhecido como um dos principais nomes da nova safra de compositores e cantores de Minas Gerais. As músicas de Tom Nascimento têm como essência o ritmo e os valores da diáspora africana, das múltiplas vertentes da chamada black music, que é traduzida em canções provocadas pelo encontro da funk music, soul, R&B, blues reggae e demais ritmos caribenhos com a brasilidade do samba, baião e embolada. Toda essa mistura gera uma sonoridade peculiar, em que Tom naturalmente performeia nesse balaio da música negra, com muito groove, alegria, musicalidade e versatilidade.

sábado, 29 de agosto de 2009

Artistas de DESTAQUE selecionados pelo Edital de Circulação



Aline Calixto

É pelo feitiço de suas vilas ricas que Minas revela o canto de ALINE CALIXTO – uma das mais promissoras vozes da cena contemporânea da música brasileira. Seu primeiro disco, pela Warner Music, tem a força revitalizadora das jovens rodas de Minas e do Rio. Ao mesmo tempo, agrega guerreiros lendários das velhas guardas – Monarco, Nelson Sargento, Walter Alfaiate e Wilson Moreira - que recebem, com a humildade dos bambas, o novo que se apresenta.
Aline circulará por vários estados nos próximos dias realizando novos shows de lançamento do seu CD de estréia. A maratona começou em Belo Horizonte (22 ago), passará pelo Festival Música Minas no Auditório Ibirapuera em São Paulo (19 set) e termina no Rio de Janeiro com dois shows no Rio Scenarium (29 e 30 set).


Amaranto



O Amaranto brotou no seio de uma família musical em Belo Horizonte. Foi pouco a pouco que três irmãs perceberam o canto como uma possibilidade profissional. No repertório, passeiam pelo solo da boa música, seja ela brasileira ou não. Acompanhadas de violão, piano, flauta e gaita, três vozes, vozes irmãs.


Com criatividade e inteligência, o grupo elabora seus próprios arranjos, demonstrando que domina amplamente seus recursos musicais. Exploram-se, com elegância e bom gosto, elementos como cânones, contracantos, uníssonos e trios, e os cuidados precisos com a instrumentação são também notáveis. Tais qualidades têm recebido aplausos calorosos da crítica mais inteligente – nomes como Mauro Dias, João Paulo Cunha e José Domingos Raffaelli –, além de encontrar forte reconhecimento no meio musical e já ter formado um público considerável e fiel.








Falcatrua



Depois de levar seu show autoral “Falcatrua e o Pau-de-arara Espacial” – que aborda de forma bem humorada as questões da atualidade - para os maiores festivais independentes do país como o MADA em Natal (RN), a Feira da Música de Fortaleza (CE), o Festival Jambolada em Uberlândia (MG), e participar de outros eventos de renome em Minas, como a Conexão Vivo, Projeto Stereoteca, Música Independente, CINEOP e FIT, a banda Falcatrua aproveita a nova formação para propor um novo trabalho composto por sucessos de um dos maiores compositores do Brasil: Tim Maia. "Vou com gás" conta com releituras improváveis e impagáveis que certamente, nem mesmo o Síndico imaginasse.








Fernando Sodré



Da nova geração de violeiros, Sodré toca uma viola de 14 cordas com habilidade e sensibilidade trazendo novos ares ao estilo “viola caipira”, música regional representativa do universo do sertão brasileiro.
Ousadia e bom gosto traduzem o trabalho do jovem violeiro Fernando Sodré. Uma viola virtuosa com execução perfeita e inovadora. O artista demonstra sua facilidade em apresentar a música que faz em suas composições e em suas interpretações ousadas. Vencedor do Prêmio Jovens Instrumentistas do BDMG/2002, Sodré tem raízes no violão erudito, no choro, na música caipira e no flamenco.





Flávio Henrique




Flávio Henrique é produtor musical, arranjador, compositor, toca piano e violão. Compositor dos mais representativos da cena mineira tem mais de 120 músicas gravadas nas vozes de Milton Nascimento, Ed Motta e outros grandes nomes da canção brasileira. Lançou, dirigiu e produziu 7 CDs autorais e um DVD.
Flávio Henrique apresentará nessa turnê do projeto Música Minas um show baseado em seu último CD Pássaro Pênsil, lançado em 2008 pela gravadora Biscoito Fino.


Pedro Morais

Expoente do atual cenário musical de Minas Gerais, Pedro Morais vem se consagrando como um cantor original, dono de uma voz privilegiada, e como um exímio compositor. Sua música é sofisticada, sem hermetismos, e suas letras exalam verdade e poesia.
Pedro se prepara para o lançamento do seu segundo CD, com produção de Chico Neves e aponta para um trabalho de textura pop mais contemporâneo, com uma pegada de banda mais acentuada. O novo CD está em fase de finalização e será lançado ainda em 2009.




Renegado



Rapper mineiro comprova que não há barreiras para música de qualidade. Considerado um dos principais novos nomes do hip hop nacional, Renegado mistura gêneros como o samba, ragga, dub e maracatu ao rap, aproximando o gênero das raízes musicais brasileiras e apropriando-se de um conciso discurso social. O suíngue consciente define o trabalho de um dos artistas mais promissores da nova geração da música nacional.


Com seu primeiro CD, Do Oiapoque a Nova York, vendeu 3 mil cópias e foi escolhido “Artista Revelação de 2008” no importante prêmio Hutúz, o maior do gênero hip hop na América Latina, vencendo também na categoria de “Melhor Site”. Em 2009, foi indicado novamente no Hutuz como “Artista revelação da década”.






Zé da Guiomar

O quinteto ZÉ DA GUIOMAR é um dos mais bem sucedidos na arte de dar continuidade à trajetória natural do samba brasileiro, tratado por eles com intimidade e simplicidade. O grupo se transformou num dos campeões de público da noite de Belo Horizonte (média de 120 apresentações/ano), por aliar um instrumental eficiente, arranjos inteligentes e funcionais, com repertório cuidadosamente escolhido entre temas próprios e clássicos de várias épocas e tendências.
Este ano, foram selecionados para participar de uma das maiores feiras de música da América Latina; a BAFIM em Buenos Aires. No show, o grupo mescla clássicos do samba com músicas autorais dos dois discos.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Artistas de RENOME selecionados pelo Edital de Circulação



Marina Machado


Com 15 faixas, “Tempo Quente” é o primeiro trabalho a ser lançado pelo selo ‘Nascimento Music’, de Milton Nascimento, com distribuição pela EMI.
Depois de ter rodado por diversos países cantando ao lado de Milton, Marina se sente preparada para enfrentar os desafios e assumir a responsabilidade de ser o primeiro nome escolhido por Bituca para o lançamento de seu selo.

Marku Ribas

“Um mestre, um gênio da musica” é assim que se referem a esse guardião da música brasileira. Sua música traz vários ritmos brasileiros com elementos afros associados a seu peculiar modo de compor. “Zamba Ben”, uma de suas composições, é considerado um hino do “samba-rock” brasileiro. Unico brasileiro a gravar com os Rolling Stones, já se apresentou no mesmo palco que Bob Marley e James Brown.

Maurício Tizumba
Tizumba trás consigo o congado mineiro (manifestação religiosa com mais de três séculos de existência). Com três CDs lançados, Tizumba é um dos grandes nomes da música mineira por sua capacidade de interagir com o público através de ritmos afros tocados por seu violão e tambores hipnóticos.

Toninho Horta
Toninho tem se mostrado um dos compositores brasileiros mais sofisticados, harmonicamente, e mais criteriosos, melodicamente, dos últimos tempos. De forma única, ele escreve progressões de acordes que desafiam a gravidade, movendo-se para cima quando você pensa que vão descer. Suas melodias ficam em sua cabeça durante dias: você tem certeza de que já ouviu aquilo antes, mas elas são totalmente novas. Como guitarrista, ele é um dos melhores “competidores” do mundo na viola. Ele toca linhas melódicas tão fantásticas, com um tempo tão extraordinário.

Vander Lee

Há vinte anos no cenário musical, Vander Lee trilha um caminho sólido. Conhecido por sua linguagem singular, o artista faz um retrato poético do cotidiano, sempre de forma atual e harmoniosa. Com 6 CDs lançados já foi gravado por grandes nomes da música brasileira como Gal Costa e Elza Soares. Samba, baião, reggae e folk, fazem parte do universo musical de Vander Lee.

Curadoria do Edital de Circulação

Fórum da Música de Minas Gerais divulga processo de seleção de artistas

O Fórum da Musica de Minas Gerais foi criado em 2008 para promover o desenvolvimento do setor musical mineiro. Dessa forma, desenvolveu em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais o Musica Minas – Programa de Incentivo à Música. O Programa está em vigor desde Março de 2009 é composto por duas grandes ações que irão destinar, no ano de 2009, 1,55 milhão ao setor musical, oriundos de recursos orçamentários do Estado. Entre as principais ações do Fórum, estão o Edital de Passagens, o Edital de Circulação Nacional e a participação em Feiras.

No dia 28 de Maio, foi divulgado o resultado da curadoria do Edital de Circulação Nacional. O edital prevê a realização de 3 shows de 25 artistas em capitais de norte a sul do país totalizando 75 espetáculos com todas as despesas pagas e cachês diferenciados por categoria, respeitando a trajetória de cada participante. Em contrapartida todos os 25 artistas selecionados darão oficinas e workshops em cidades do interior de Minas.

Com inscrições gratuitas, o Edital permitia aos artistas o auto-enquadramento em três categorias distintas: Renome, Destaque e Revelação. As categorias proporcionaram uma análise mais técnica dos 307 artistas inscritos, dinamizando o trabalho da curadoria.

A curadoria foi formada por Lauro Lisboa (crítico musical do jornal Estado de São Paulo - SP), Elias Santos (Coordenador da Rádio UFMG Educativa), Arnon Sávio (maestro e regente), indicados pelo Fórum da Música e ainda, Paulo Bastos (Diretor artístico da Rádio Inconfidência) e Marcelo Sampaio (Fundação Clóvis Salgado), indicados pela Secretaria de Estado de Cultura.

O Fórum recebeu 307 inscrições com postagem datadas até o dia 15 de Maio. Foi feita uma análise documental, onde 15% dos trabalhos foram reprovados por documentação irregular.

As 261 propostas aprovadas foram divididas em dois grupos, de forma que Elias e Arnon receberam o primeiro grupo, Marcelo e Lauro receberam o segundo, e Paulo recebeu um mix entre os dois grupos. As propostas foram entregues aos curadores no dia 21 de Maio para que cada um pré-selecionasse de seu grupo 7 artistas de renome, 11 de destaque e 16 de revelação.

No dia 25 de Maio, os curadores se reuniram na sede do Fórum onde permaneceram de 10h as 19h. Cada um apresentou sua seleção de aproximadamente 30 artistas. O curador Marcelo Sampaio enviou os resultados de sua pré-seleção, mas não participou da reunião.

Os resultados das pré-analises foram comparados e aqueles que foram escolhidos por unanimidade foram aprovados. Os curadores ouviram junto o material dos outros artistas e discutiram sobre o trabalho de cada selecionando aquelas que consideraram melhores as propostas.

Os parâmetros para a análise foram:

RENOME

  • Reconhecimento nacional
  • Continuidade, renovação e manutenção do trabalho
  • Respeito à diversidade musical mineira
  • Qualidade musical

DESTAQUE

  • Artistas com carreira em desenvolvimento e que merecem uma projeção nacional
  • Continuidade, renovação e manutenção do trabalho
  • Respeito à diversidade musical mineira
  • Qualidade da produção musical
  • Singularidade do trabalho

REVELACAO

  • Potencial criativo
  • Singularidade do trabalho
  • Ineditismo da proposta encaminhada
  • Capacidade de renovar e representar o cenário musical mineiro contemporâneo
  • Qualidade da produção musical

Os selecionados foram:

Categoria Renome

1 Marina Machado

2 Marku Ribas

3 Maurício Tizumba

4 Toninho Horta

5 Vander Lee

Categoria Destaque

1 Aline Calixto

2 Amaranto

3 Falcatrua

4 Fernando Sodré

5 Flávio Henrique

6 Pedro Morais

7 Renegado

8 Zé da Guiomar

Categoria Revelação

1 Black Sonora

2 Cor de Fubá

3 Dokttor Bhu e Shabê

4 Gastrofonic

5 Joana Boechat

6 Juliana Perdigão

7 Lucas Avelar

8 Pandeiro Mineiro

9 Samba de Luiz

10 Sambavesso

11 Thiago Delegado

12 Tom Nascimento


Não houve por parte do Fórum da Música de Minas Gerais e suas entidades interferência na análise ou resultado da curadoria.

O Fórum trabalha na finalização da contratação dos artistas selecionados e no estabelecimento parcerias para a organização dos espetáculos.

O Fórum é formado pelas entidades AAMUCE (Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina), AMMIG (Associação Artística dos Músicos de Minas Gerais), FEM (Circuito Fora do Eixo Minas), COMUM (Cooperativa da Música de Minas) e SIM (Sociedade Independente da Música).

Belo Horizonte, 03 de Junho de 2009

FÓRUM DA MÚSICA DE MINAS GERAIS